TONOMETRIA


A tonometria é o exame oftalmológico responsável por medir a pressão intraocular (PIO) do paciente.É realizada normalmente de 2 maneiras: por contato (tonometria de aplanação) ou através de um sopro de ar.


Na tonometria de aplanação ou Goldmann é necessário o uso de colírio anestésico para realização do exame. O oftalmologista após pingar o colírio aproxima o tonômetro do globo ocular realizando a aferição. Nossos oftalmologistas utilizam essa técnica para medição,considerada padrão ouro na medição de pio.






Já a tonometria de ar é realizada por meio da propulsão de um jato de ar contra o globo ocular, o qual após encontrar a superfície do olho é recaptado e a pressão ocular é automaticamente fornecida. Este método para a maioria dos oftalmologistas é menos preciso.




O exame é rápido e indolor. O resultado do exame é em milímetros de mercúrio (mmHg) e a PIO considerada normal, varia entre 10 e 20 mmHg.


Geralmente realizada em toda consulta oftalmológica, a tonometria é responsável por ajudar em diagnóstico, acompanhamento e pré e pós-operatório de cirurgias oculares. Deve ser feita especialmente em pacientes idosos e com histórico de PIO elevada na família.


Associada a outros exames é capaz de diagnosticar e acompanhar a evolução do paciente que possui glaucoma. O controle e redução da PIO é o único método cientificamente comprovado capaz de conter a evolução da doença.


É importante estar em dia com seu exame oftalmológico e a qualquer sinal de perda parcial da visão ou dor ocular deve-se procurar atendimento médico.


Ligue e marque com um de nossos oftalmologistas.

Próximo Posts
Posts are coming soon
Stay tuned...
Posts Recentes