CERATOSCOPIA, para que serve?





A ceratoscopia computadorizada ou topografia corneana é o exame responsável por avaliar a curvatura da córnea. Com ele é possível diagnosticar diversos tipos de patologias de sua superfície.


Para sua realização utiliza-se um equipamento chamado topógrafo e o exame é computadorizado.


Não é necessário nenhum tipo de preparo antes do exame, nem que a pupila seja dilatada. Exceto pacientes usuários de lentes de contato que devem evitar o uso das mesmas de 3 a 7 dias antes da realização do exame.


O exame é indolor, não invasivo e rápido. O aparelho não entra em contato com os olhos. O paciente só precisa ficar sem piscar em média por 20 segundos para que possa ser feita uma boa captura da imagem e o aparelho faz a leitura da córnea e o oftalmologista é responsável por interpretar suas imagens, que são diferenciadas em cores mostrando a curvatura.


É indicado em casos de diagnóstico e acompanhamento de pacientes que tem ceratocone, astigmatismo regular,irregular e simétrico,no pré e pós operatório de cirurgias de catarata e refrativa,pós operatório de transplante de córnea, pterígio,entre outros.


O oftalmologista pode ainda realizar o exame de ceratoscopia em pacientes que desejam adaptar o uso de lentes de contato.


Você se enquadra em algum dos casos acima?

Ligue e marque seu exame de topografia. Será um grande prazer atendê-lo!


Próximo Posts
Posts are coming soon
Stay tuned...
Posts Recentes