PRESBIOPIA

Você já fez isso para enxergar melhor?



Se você possui mais de 40 anos e sua resposta foi SIM , seus braços não ficaram curtos, mas você precisa procurar um oftalmologista, pois trata – se de um problema chamado PRESBIOPIA.


A presbiopia ou popularmente conhecida como “vista cansada”, é um problema ocular caracterizado pelo envelhecimento natural dos olhos. Ocorre devido ao desgaste natural e perda da elasticidade do cristalino, que funciona como uma lente de câmera nos ajudando a focar nos objetos em diferentes distâncias.


Pessoas a partir dos 40 anos de idade começam a notar os efeitos da presbiopia pois passam a ter dificuldades em focar objetos próximos e/ou distantes.


A presbiopia não pode ser evitada, todas as pessoas irão apresentar um dia. Até mesmo aquelas que nunca tiveram problemas antes, começam a afastar os objetos para ler.


Por esse motivo é conhecida também por “síndrome dos braços curtos”.


Como dito no post anterior, a presbiopia e a hipermetropia tendem a se confundir devido aos seus sintomas serem iguais. O que difere uma da outra é a idade do paciente.


Além da dificuldade em focar objetos, pessoas com presbiopia se queixam também de dores de cabeça, visão borrada para ler em distância normal, dificuldade para enxergar letras muito pequenas e da necessidade de muita luz para conseguir enxergar de perto.


Veja como enxerga um paciente com presbiopia:



Em pesquisa IBOPE, encomendada pela Alcon, com apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), foi revelado que 34% da população brasileira adulta nunca foi ao oftalmologista.


De acordo com o IBGE, 90% da população entre 45 e 70 anos tem dificuldade para enxergar de perto e segundo o CBO, a presbiopia atinge 100% da população a partir dos 55 anos.


Alguns fatores de risco tais como: condições de saúde (anemia, diabetes, esclerose múltipla e doenças cardiovasculares), uso de medicamentos (antidepressivos, anti histamínicos e diuréticos), dieta não balanceada e histórico de cirurgia intra ocular contribuem com a presbiopia precoce.


Não possui cura, mas conta com tratamentos para minimizar seus sintomas, contribuindo com uma melhor qualidade de vida.


São eles: o uso de óculos de grau e as lentes de contato.



Ligue , marque já sua consulta e saiba qual o tratamento adequado para o seu caso.

Próximo Posts
Posts Are Coming Soon
Stay tuned...
Posts Recentes
Archive
Pesquisa por Tags
No tags yet.
Siga-nos
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone Facebook

Av. Meriti, 2591 sala 314  |  Vila da Penha  |  Rio de Janeiro 

  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone Facebook